Tratamento de canal

O tratamento de canal, de modo geral, é recomendado quando existem cáries em fases avançadas. A polpa do dente é caracterizada como a vida do mesmo. Conforme apareça alguma exposição ou inflamação de caráter irreversível da polpa, a indicação é o tratamento.

Além disso, possíveis traumas nos dentes, com teor crônico ou agudo, podem também desencadear o tratamento de canal para o resgate da saúde dental, impedindo extrações e evitando problemas de maior gravidade.

O cuidado com os dentes é fundamental para que se evite o surgimento e progressão de cáries, visto que, quando não há o tratamento em etapa inicial, a inflamação pode acometer camadas de dentes até que chegue diretamente na polpa – área de vida do dente – provocando um estrago imenso.

Há ainda, pesquisas que indicam que a ausência do tratamento pode prejudicar efetivamente outras regiões do corpo. Por isso, atente-se a isto.

Em casos de lesões agudas, por meio de inflamações, as dores são intensas. É possível aparecer sensações de latejamentos, além de dores contínuas e que se tornam pior ao beber algo gelado ou ao se deitar – contudo, isso pode ser aliviado por meio do calor.

Em situações crônicas, em que há possíveis necroses parciais ou totais de polpa, as dores têm outras características. Nessa situação, as dores pioram com o calor e aliviam com o frio. A área do dente que foi prejudicada também pode ter inchaço com o surgimento de feridas.

Tratamento de canal é um dos procedimentos mais temidos pelas pessoas, justamente por não se tratar de um procedimento muito simples. O que acontece é que essa intervenção odontológica é realizada por fases, precisando, às vezes, de duas a três visitas ao consultório para a sua conclusão.

O tratamento tem eficácia e segurança, porém, é muito melhor evitá-lo do que precisar realizá-lo, não é mesmo? Dessa forma, aqui estão algumas dicas imprescindíveis para se fazer a prevenção do tratamento de canal, e ainda manter a saúde da boca em dia. São elas: Visita regular ao dentista e tratar a cárie antes que ela fique profunda e atinja a polpa do dente sendo assim, necessário o tratamento de canal.

× Fale comigo agora mesmo!